Carregando...

A Polícia Civil de Guararapes registrou, neste domingo (21), uma ocorrência de exposição de idosa a perigo, prevista no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03, artigo 99). De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima, de 85 anos, foi encontrada em situação de abandono e sem os devidos cuidados de saúde.
De acordo com o boletim de ocorrência, o caso foi comunicado às autoridades por um servidor público federal de 63 anos, sobrinho da vítima. Ele relatou que sempre cuidou da tia e administrou seus bens, mas que, há cerca de quatro anos, a curatela havia sido transferida para outro familiar, de 61 anos, que passou a residir com a idosa.
Segundo o declarante, nesse período foram contraídas dívidas em nome da vítima e houve descuido em relação à sua saúde. Em setembro de 2024, a Justiça devolveu a ele a responsabilidade legal, momento em que constatou que a tia estava acamada, desnutrida, sem acompanhamento médico e vivendo em condições consideradas precárias.
O sobrinho afirmou ainda suspeitar que o irmão, que permaneceu na residência, tenha problemas psicológicos e faça uso de entorpecentes. Na data da ocorrência, ele tentou novamente dialogar para reassumir integralmente os cuidados, mas não obteve êxito. Por orientação de seu advogado, acionou a Polícia Militar e registrou a ocorrência.
O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que deverá apurar a situação e tomar as medidas cabíveis.