You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Carregando...








Polícia esclarece latrocínio e prende quatro pessoas.

Três homens e uma mulher foram presos e um adolescente apreendido na manhã desta sexta-feira durante a “Operação Infausto” desencadeada pela Polícia Civil após investigação para apuração da autoria de um latrocínio (roubo com morte) ocorrido no assentamento Chico Mendes, na zona rural de Araçatuba, no dia 12 de março.


 A Polícia Civil marcou uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira para dar mais detalhes do caso. Após trabalho de investigação pela 1ª DIG/DEIC (Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especializada em Investigações Criminais), apurou-se, em tese, que o crime havia sido praticado por um homem identificado pelas iniciais A.L.N.P., vizinho de sítio da vítima Edson Aparecido Inácio de Lima, 61 anos, com ajuda de seu funcionário P.G.T.C. e de L.C.S. As vítimas foram agredidas e podem ter sido queimadas vivas.


 Durante as investigações, foram recuperadas 25 cabeças de gado em propriedades rurais de Araçatuba, Guzolândia e Aparecida D’Oeste. Diante das evidências, foi representado perante o Juízo competente pela expedição de mandado de prisão temporária em face dos três investigados, bem como de uma série de mandados de busca e apreensão criminal visando obtenção de provas para a elucidação final do fato criminoso e identificação de outros possíveis participantes.


 


As representações foram integralmente acolhidas pela Justiça, sendo expedidos os competentes mandados de prisão temporária em face dos três indiciados e 19 mandados de busca e apreensão criminal para endereços em Araçatuba, Guararapes, Auriflama, Guzolândia e Sud Menucci.


 Na manhã desta sexta-feira, com apoio operacional de toda DEIC/Deinter 10 e equipes da Sede e Sub-região das Delegacias Seccionais de Polícia de Araçatuba e Andradina, num total 89 policiais, divididos em 23 viaturas, foi deflagrada a atuação de campo de Polícia Judiciária denominada “Infausto”, para dar cumprimento aos mandados expedidos.


 Dois dos três procurados por conta dos mandados de prisão temporária foram capturados. No cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram localizadas e apreendidas 14 armas de fogo, bem como munições diversas, 11 telefones celulares, 53 pinos com cocaína, uma porção de cocaína e uma porção de maconha que resultaram em duas prisões em flagrante e uma apreensão de adolescente, também em flagrante.


 O crime


 Consta dos registros em ocorrência que no dia 12 de março, por volta das 17h50, indivíduos até então desconhecidos teriam praticado conduta criminosa amoldada no crime de latrocínio, uma vez que mediante violência subjugaram as vítimas Edson Lima e Altamiro Pereira da Silva, impedindo qualquer reação, provavelmente agredindo-os até desacordá-los, e roubando 30 cabeças de gado.


 Conforme as investigações, o gado pode ter sido retirado do local pelos fundos da propriedade vizinha, fato ocorrido no sítio pertencente à vítima Edson, sendo também o local de trabalho da vítima Altamiro, localizado no Assentamento Chico Mendes.


 Queimados vivos


 Após o roubo, os autores colocaram as vítimas desacordadas no porta-malas do veículo Ford Ecosport de Edson, transportando-os até um matagal próximo ao córrego azul, há cerca de 30 km do sítio, jogando combustível sobre o veículo e ateando fogo no mesmo com as vítimas provavelmente ainda vivas, uma vez que os corpos foram localizados em posições que indicavam a tentativa de saída do veículo.